Beach Class Magazine


Conheça o Português do Queijo, a primeira fromagerie de Santos

Voltar Por David Marcelino

Em muitos sentidos, os franceses vivem exatamente como antigamente. Eles, por exemplo, compram queijos na fromagerie (loja de queijos). Quem compra queijo no supermercado são turistas. Quando algum francês o faz, pode saber que é para usar em alguma receita. A enorme maioria dos queijos vendidos no supermercado é pasteurizada, o contrário da fromagerie, onde os queijos “cheiram à fazenda” e Santos, recentemente, foi contemplado com a sua primeira: o Português do Queijo.

 


Queijo Serra da Canastra salpicado com flocos de pimenta calabresa, acompanhado de Sweet Chili
(Foto: Reprodução/ Facebook)

 

Essa história tem o seu início em 1976, quando o pai de Thiago Telhado chegou ao Brasil vindo de Portugal e se fixando como comerciante na feira livre comercializando queijos e outros produtos finos, como doces caseiros e as famosas azeitonas. Ainda na infância Thiago começou a trabalhar na barraca da família.

Telhado cresceu e a sua vida seguiu um caminho bem distante do comércio: estudou Ciências da Computação, se formou em Arquitetura e empreendeu em outras diversas áreas, antes de seguir o ramo dos queijos, que sempre foi uma de suas paixões. Guiado pelo desejo de fazer coisas diferente e ousadas, em 2016, o pai decidiu que havia chegado a hora de se aposentar e passou o negócio para o filho.


A Erdinger é uma das opções de cerveja da casa (Foto: Reprodução/ Facebook)

O objetivo de inovar em um algo tão tradicional como a feira era o desafio que Thiago precisava como estímulo. Foi em busca de um ponto comercial para criar o Português do Queijo, uma fromagerie que oferecesse os produtos da barraca em um ambiente legal e que pudesse também ser um local de encontro. Aquele bar bacana pra jogar conversa fora no happy hour ou em uma reunião.

Abriu suas portas no Gonzaga, com a ideia de servir tábuas de queijos, acompanhamentos e cervejas diferenciadas, além de um cafezinho e folhados para o fim de tarde. O comércio tem a cara do dono que além de planejar o espaço, como também colocou a mão na massa na obra da reforma.


O Português do Queijo funciona de segunda à sexta-feira,das 14h às 22h (Foto: Reprodução/ Facebook)

O empresário já prepara mudanças para o próximo ano: um local bem maior e com muita coisa nova. Se passar por lá ainda em 2017, experimente a tábua de queijos - quem te indica o queijo do dia é o próprio fromagier - que, você pode optar, por vir acompanhado de chutney ou chili de pimenta. Para levar para casa tem opções de queijos, doces e outros produtos deliciosos.

O Português do Queijo fica na Avenida Dona Ana Costa, 380, loja 3, no Gonzaga, em Santos. Funciona de segunda à sexta-feira, das 14h às 22h. Para mais informações, ligue 13 3349 2000.

 

Gostou? Veja o que separamos para você:

Creperia da Praia comemora 10º aniversário com novidades no cardápio

Ceias de Natal para quem não quer ficar na cozinha  

Os chocotones artesanais mais gostosos da região